Image Alt

Blog

comprar casa em Indaiatuba

Comprar casa em Indaiatuba: veja como funciona o financiamento

Conheça os primeiros passos e confira informações importantes sobre ele

Que Indaiatuba é uma cidade incrível a gente já sabe. Mas pra aproveitar ao máximo essa cidade, nada melhor do que morar em um lugar aconchegante, um verdadeiro lar. O bom é que tem muita opção legal por aqui! Você está pensando em comprar casa em Indaiatuba? Então veja como o financiamento pode ser útil para você!

O que é um financiamento imobiliário, para comprar casa em Indaiatuba?

Na prática, o financiamento de um imóvel é algo bem simples. Com ele, é possível você comprar uma casa ou apartamento com recursos de terceiros. Ou seja, o banco empresta o dinheiro para a compra do bem, e você paga o valor em parcelas. Nas mensalidades são inclusas taxas, como a de juros e de seguro.

Normalmente, os passos são os seguintes:

  • Você encontra o melhor imóvel. Ele pode ser novo, usado ou até na planta;
  • A partir do valor pedido pelo imóvel, você realiza uma simulação. Nesse momento descobre-se o valor máximo do financiamento, bem como o valor das parcelas, prazo de pagamento, taxas e outras informações;
  • Toda a documentação do imóvel precisa estar regularizada para, então, ser verificada;
  • Com tudo certo, o banco solicita alguns documentos. Eventualmente, um engenheiro é enviado para avaliar o imóvel.

As possibilidades de um financiamento ao comprar casa em Indaiatuba

A gente sabe que é um tanto difícil comprar uma casa pagando à vista. Mas seja para quem deseja comprar casa em Indaiatuba ou qualquer outro lugar, o financiamento surge como uma possibilidade interessante.

Isso porque, através dele é possível pagar parcelas acessíveis, ao longo de vários anos. Em alguns casos, os financiamentos podem durar 35 anos. No entanto, recomenda-se buscar uma negociação próxima dos 15 anos.

Mas como funciona o financiamento?

Como funciona o financiamento

Vamos, então, entender mais sobre como funciona um financiamento. Começaremos pelos diferentes tipos possíveis:

  • Financiamento pelo FGTS;
  • Financiamento pelo SBPE.

FGTS

Nele, o valor do imóvel e o do financiamento têm limites que podem variar. Apenas pessoas com uma certa renda familiar podem participar. Essa renda varia em diferentes regiões do Brasil.

Além disso, neste tipo de financiamento, as taxas de juros são mais baixas.

Ele faz parte do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

SBPE

Nele não há limite de renda. Além disso, quando o valor do imóvel está nos limites do SFH, a taxa de juros tem um teto de 12% ao ano.

No entanto, se o valor do imóvel é maior do que o limite do SFH, as taxas de juros podem ser maiores que esse percentual.

Quais os documentos necessários para comprar casa em Indaiatuba por financiamento?

comprar casa em IndaiatubaSe você pretende comprar casa em Indaiatuba e utilizar um financiamento para isso, veja quais os documentos necessários:

  • RG (Carteira de Identidade), original e cópia;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física), original e cópia;
  • Comprovante de estado civil, cópia e original;
  • Comprovante de renda, original e cópia;
  • Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União ou Certidão Conjunta Positiva com Efeito de Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União.

Comprovação de renda para os autônomos

Se for autônomo, não se preocupe. Você pode comprovar sua renda através de contratos de prestação de serviços, da declaração do Imposto de Renda. Além destes, você também pode utilizar a declaração do sindicato da sua categoria, recibos por trabalhos prestados ou uma Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore), feita por contador.casas à venda em Indaiatuba

Condições de financiamento

Você pode financiar um imóvel em diversos lugares. Mas o que diferencia um do outro são as condições de financiamento.

Desse modo, as taxas de juros variam, bem como duração dos contratos. Além disso, o valor máximo do imóvel também varia. Diversos bancos oferecem financiamentos. O que os diferencia são as condições de pagamento, como as taxas de juros cobradas, a duração dos contratos e quanto do valor do imóvel pode ser financiado.

O grande ponto é escolher o local que lhe ofereça as melhores condições em tudo o que você planeja. Em seguida, é só começar a conversar com um correspondente e iniciar o processo para conseguir o crédito.

Pontos importantes

Um financiamento pode ser a grande possibilidade para realizar o sonho da casa própria. Mas é importante estar atento a alguns pontos, como os dois que vêm a seguir.

É preciso pagar a entrada

Os imóveis não têm seu valor integral financiado. É sempre necessário pagar uma entrada. E esse valor afeta diretamente questões como as taxas de juros e prazo do parcelamento.

Por isso, o ideal é se planejar para dar uma entrada entre 15% e 20% do valor do imóvel. No entanto, alguns bancos podem exigir mais que isso.

O imóvel só é seu quando quitado

Enquanto você paga as parcelas, o imóvel é propriedade do banco. Ou seja, até que o financiamento não seja quitado por completo, o imóvel não é seu legalmente.

Desse modo, bem como acontece com um inquilino, não pagar as parcelas pode significar ser despejado.

Está pensando em comprar casa em Indaiatuba através de um financiamento? Então a GPS pode te ajudar? Acesse o nosso site e faça uma simulação!