Casas a venda em Indaiatuba: 6 dicas para conseguir financiamento
Veja o que fazer para realizar o sonho de adquirir uma casa a venda em Indaiatuba.
Indaiatuba é uma cidade encantadora, cheia de possibilidades. E quem é que não quer viver em uma cidade com ela? No entanto, além de aproveitar todos os atrativos da cidade, é preciso escolher um bom lugar para se morar. Existem diversas casas a venda em Indaiatuba, e buscar um financiamento para comprar a sua pode ser uma grande ideia.
Pensando nisso, a GPS separou algumas dicas que vão te ajudar a conseguir o seu financiamento e morar na sua casa própria em uma das melhores cidades do estado de São Paulo.
Casas a venda em Indaiatuba
Com opções diversas e nos mais diferentes bairros, quem procura uma casa para comprar em Indaiatuba tem uma vasta gama de imóveis para escolher.
Aliás, a cidade também conta com ótimas opções de apartamentos, que também podem ser financiados.
Mas, para aumentar as chances de conseguir o financiamento existem algumas ações importantes. Veja algumas delas a seguir.
1. Se atente à documentação exigida para a casa a venda em Indaiatuba
A negociação de imóveis exige bastante cuidado e, para garantir que tudo saia como o esperado e dentro da lei, uma série de documentos é exigida. Por isso, já saber quais documentos você vai precisar entregar, antes mesmo de começar o financiamento, é uma ótima ideia. Dessa forma você também consegue agilizar todo o processo.
Veja quais documentos você já pode providenciar:
- Cópia do comprovante de renda, como contracheque, por exemplo;
- Cópia da declaração de Imposto de Renda;
- Cópias dos documentos pessoais do comprador, como CPF, RG e certidão de nascimento, e do cônjuge, caso exista.
2. Mantenha seu nome sempre limpo
As chances de conseguir um financiamento são bem maiores para quem não tem dívidas ativas no CPF. Na verdade, qualquer obtenção de crédito passa por esse critério, como solicitar um cartão de crédito, por exemplo.
Ter o nome incluso no SPC/SERASA é o pesadelo de muita gente. E, de fato, isso pode acabar te prejudicando. Com o nome lá, as pessoas são identificadas como devedoras. Desse modo, as instituições bancárias classificam essas pessoas como más pagadoras, não realizando o financiamento.
Sendo assim, uma dica importante é buscar receber tudo o que você tem para receber, de modo a deixar em ordem a sua vida financeira.
3. Procure as melhores condições possíveis para o seu financiamento de casa a venda em Indaiatuba
Com o nome limpo e um CPF sem impedimento nenhum, é hora de encontrar o melhor lugar para fazer o financiamento. Neste momento, o ideal é avaliar as taxas de juros mais vantajosas.
As taxas oferecidas pela Caixa Econômica Federal, por exemplo, costumam ser interessantes. Atualmente, através do Minha Casa Minha Vida, ela é a instituição mais recomendada para quem busca o melhor custo-benefício.
De modo geral, os encargos cobrados pela Caixa, no programa Minha Casa Minha Vida, variam entre 5% e 8%. Enquanto isso, as taxas em outras instituições desse mercado podem chegar a 10%.
4. Um bom relacionamento pode fazer a diferença
Logo após escolher a melhor opção para o seu financiamento, é hora de começar a sua relação com a instituição. Ou seja, o momento de abrir a sua conta.
É desse modo que você fica elegível para concorrer a vantagens nas negociações. Isso porque alguns correntistas conseguem melhores taxas de juros, bem como ofertas de crédito maiores.
Sem dúvidas, manter um bom relacionamento com o banco é estar em dia com os compromissos, o que também é muito importante. Ou seja, pagar em dia as faturas do cartão de crédito, e ter uma poupança ou aplicações financeiras, por exemplo. Além disso, guardar seu dinheiro nessa mesma instituição também pode ser importante.
Consolidando suas ações nessa instituição, fica mais fácil de comprovar que você tem condições de pagar o financiamento em dia.
5. Use antigos financiamentos em seu favor
Um histórico com financiamentos bem sucedidos pode ser muito útil para um novo financiamento. Tanto para a compra de um carro quanto para uma reforma, por exemplo, se você pagou o financiamento em dia e não possui nenhuma pendência, você já ganha alguns pontos.
O mercado pontua os consumidores através de um ranking chamado score. Bons pagadores têm uma alta pontuação, o que ajuda na hora de conseguir um financiamento. O score pontua as pessoas a partir da forma como as dívidas são pagas.
Alguns fatores são prejudiciais, como ter um protesto de cheque em seu nome, por exemplo. Desse modo, sua pontuação ficará menor.
É o score que indicará o risco de investimento para cada concessão de crédito.
6. Use seu FGTS
Muita gente não sabe que é possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como renda para financiar um imóvel. Os pré-requisitos para usá-lo são:
- Não ter outro imóvel em seu nome;
- não estar envolvido na compra de um imóvel na cidade onde mora.
Além disso, possuir uma ficha limpa em órgãos de proteção ao crédito e comprovar uma renda que indique que há a possibilidade de cumprir com as despesas também são fatores determinantes.
Como você sabe, conseguir a aprovação de financiamento de um imóvel é um processo razoavelmente complexo. Mas seguindo essas dicas você, certamente, vai aumentar suas chances e aproveitar as casas à venda em Indaiatuba da melhor forma!
Cadastre-se já no site da GPS e converse com o nosso correspondente da Caixa!