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Homem mostrando tabela de juros em um conjunto de folhas de papel

Vai comprar uma casa em Indaiatuba por financiamento? Atenção aos juros!

Entenda como funcionam as taxas de juros, para comprar sua casa por financiamento. 

Já sabemos que morar em Indaiatuba é ótimo. A cidade oferece qualidade de vida, além de estar em ótima localização: próxima ao Aeroporto de Viracopos, a 102 quilômetros de São Paulo, além da variedade industrial instalada aqui.

E por isso, o grande sonho de muitas pessoas é conquistar a sua casa própria nessa cidade, e aproveitar tudo o que ela tem a oferecer. Tanto no âmbito profissional, quanto para lazer.

Como já citamos aqui, para comprar uma casa em Indaiatuba, alguns cuidados devem ser tomados. Tanto na escolha do imóvel, quanto na localização. Além disso, se sua opção for investir através de um financiamento, um detalhe muito especial desse negócio, são as taxas de juros. Abaixo, listamos como você se pode preparar para negociar e renegociar esse item. Boa leitura!

Para comprar uma casa em Indaiatuba financiada

As formas de pagamento de um imóvel são diversas. Mas, uma das mais úteis é, sem dúvidas, o financiamento. A partir da análise de crédito, feita pelas instituições financeiras, é possível comprar uma casa ou um apartamento em Indaiatuba, em ótimas condições de uso e localização, ajustando a parcela ao seu orçamento mensal.

Mas, junto ao financiamento, vem as polêmicas taxas de juros.

No processo de negociação da compra da casa em Indaiatuba, atente-se às taxas de juros

Um grande cuidado a ser tomado, antes de assinar um contrato é, sem dúvidas, os valores. Isso porque, a principal ideia do processo é deixar com o custo mais baixo possível, a fim de gerar economia.

Por isso, antes de assinar o contrato, analise todas as condições. Isso inclui conhecer todas as instituições bancárias, que podem ceder esse crédito. Após isso, é importante estudar as taxas de juros de cada oferta.

Isso fará com que você encontre um financiamento, com um valor final mais econômico.

Como analisar as taxas de juros da proposta?

Antes de mais nada, é preciso analisar qual é o tipo de financiamento que te atende melhor. Se este será feito pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), ou pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Além disso, a análise da Taxa Selic é um ótimo caminho para o início dessa análise, pois, para ser breve, funciona assim: quanto mais baixa ela estiver, melhores são as condições de juros.

Depois de analisar e por na ponta do lápis todos os valores, com suas devidas taxas, entenda se as parcelas não irão pesar demais no seu orçamento mensal. Lembrando que, o financiamento só é aprovado pela instituição, se o valor mensal ficar dentro dos 30% da renda mensal do comprador.

 

 

Banner para e-book sobre como descobrir condições de financiamento

Para quem já tem um financiamento assinado e quer reduzir as taxas de juros

É possível que você esteja incomodado com as taxas. Em especial,  quando se percebe que outras instituições estão oferecendo taxas menores que as praticadas em seu contrato.

Para reajustar esse item, você pode solicitar redução de juros da sua casa em Indaiatuba.

E para isso, o mercado te oferece duas formas de renegociar:

  • Negociar diretamente com o seu banco credor de crédito;
  • Fazer portabilidade do financiamento, para uma instituição com condições melhores.

Pedido de renegociação das taxas de juros

Você pode, a qualquer momento, solicitar a renegociação das taxas de juros, junto à instituição credora do financiamento. Para isso, fique de olho em períodos em que o juros está baixo, pois as chances de conseguir a redução da taxa é maior.

Você também pode entrar com esse pedido, diante de juros abusivos no contrato, ou melhores ofertas. Para isso, esteja sempre atendo e compare as diversas propostas dos bancos.

Pedido de Portabilidade do Contrato de Financiamento de sua casa em Indaiatuba

Desde 2012, a lei federal nº27.703 garante o direito à portabilidade de financiamento de imóveis, a fim de reduzir juros e adequar a dívida à renda do cliente. Essa lei foi criada quando a Taxa Selic estava em queda no país, e o juros do mercado financeiro também caíram. Inclusive dos financiamentos.

Em setembro de 2020, a Selic alcançou a mínima histórica de 2%, que se mantem por enquanto. Essa porcentagem apontou tempos propícios para buscar por juros mais baixos e aliviar as dívidas.

O que é necessário?

Para solicitar a portabilidade do seu contrato de financiamento, basta levar a documentação necessária até o banco que julgar mais atrativo, fazer a análise das taxas e negociar um novo contrato. O banco credor é obrigado a ceder à troca.

Porém, sempre que há o desejo de portabilidade, o banco credor oferece uma contraproposta, a fim de manter o cliente. Geralmente essa proposta é bem atrativa.

Ou seja, talvez você consiga reduzir significativamente as taxas, sem precisar trocar o credor do financiamento.

Regras vigentes para portabilidade de financiamento da sua casa em Indaiatuba

Desde abril de 2020, a nova regra em vigor facilitou ainda mais a portabilidade do crédito imobiliário. A partir de então, quem tem um contrato pelo Sistema de Financiamento Imobiliário, o qual cobra as taxas livremente, pode solicitar a portabilidade para o Sistema Financeiro da Habitação, que possui taxas mais baixas.

Além disso, o SFH permite o uso do saldo do FGTS para amortizar o financiamento.

Portanto, o valor do imóvel do SFH, que antes era de R$1milhão, aumentou para R$1,5milhão. Isso possibilita que os contratos antigos transfieridos consigam juros mais baixos.

Outra estratégia para a redução de juros: Amortização

Muitas pessoas optam por amortizar a dívida aos poucos, diminuindo gradualmente o montante devido. O que também é uma ótima opção.

Para isso, é necessário que o pagamento das parcelas seja adiantado, para reduzir o valor do saldo devedor e pagar menos juros.

Sistema de Amortização Constante

Nesse sistema, as parcelas começam mais altas e vão diminuindo conforme o valor amortizado.

Por exemplo, se o contrato considera um financiamento de R$100mil, com parcela de R$1000, onde R$500 é referente à amortização e R$500, aos juros. No mês seguinte, o saldo devedor será de R$99.500, pois a primeira parcela era, em sua metade, de juros.

Por isso, caso haja a possibilidade de pagar um valor extra, o saldo devedor diminui mais rapidamente, sendo que a base de cálculo de juros também diminui. Ou seja, ao antecipar parcelas, você pagará o banco antes do combinado, reavaliando o juros.

Amortizar em negociação com o Banco

São duas opções:

  • manter o valor das parcelas, mas diminuir os prazos, para pagar mais rápido;
  • manter o prazo, mas reduzir o valor das parcelas, para quem precisa avaliar o peso da prestação no orçamento mensal.

Porém, essa segunda opção não diminui a taxa de juros do contrato. Apenas abate as parcelas e, consequentemente, diminui os impactos dos juros.

 

pessoa anotando o dia certo no calendário enquanto outra apertando o botão "pagar" no celular

Passo a passo para solicitar a portabilidade

  • Solicitar informações do contrato: peça ao banco uma cópia do contrato atual, com as informações completas do financiamento. tome conhecimento sobre as taxas de juros nominal e efetiva, o sistema de amortização e o valor de cada prestação, bem como o Custo Efetivo Total (CET);
  • Analisar as ofertas do mercado: compare as informações do contrato, com as ofertas das demais instituições. Caso o banco atual ainda ofereça as melhores taxas, é um bom momento para renegociar;
  • Verificar os requisitos dos bancos; para fazer a portabilidade, é necessário entender quais são as regras do novo banco. De costume, o banco vai fazer uma nova análise de crédito, pedir documentos, como o laudo de avaliação e o registro do imóvel, seguro do financiamento, entre outros. Caso, depois dessa análise, você for aprovado, pode solicitara portabilidade;
  • Aguardar a transferência ou contrapropostas: ao pedir a transferência de contrato, a instituição tem até cinco dias úteis para fazer a transferência ou apresentar sua contraproposta. Se a nova negociação não tiver sucesso, basta aguardar para que a operação seja concluída e assinar com o novo banco.

Atenção: por vezes, podem haver custos de transferência, especialmente com documentação, como por exemplo uma nova avaliação do imóvel ou averbação no cartório.

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